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PEM5100 - Didática e Prática de Ensino de Engenharia

Docente Responsável

, Domingos Savio Giordani , Elisângela de Jesus Cândido Moraes , Maria Auxiliadora Motta Barreto

Carga Horária

Teórica Prática Estudos Duração Total Créditos
2 h/sem 0 h/sem 2 h/sem 15 semanas 60 horas 4
Ver no Janus

Área de concentração

97499 - Escola de Engenharia de Lorena

Objetivos

Facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas com a didática aplicada à engenharia, através de pensamento crítico. Estimular a formação de educadores ativos e criativos, capazes de participar do processo de transformação das práticas educativas. Discutir temas abrangentes em ensino para inserção de práticas específicas em sala de aula.

Justificativa

Uma das queixas mais relevantes dos docentes dos cursos de engenharia é a dificuldade no fazer pedagógico. A inexistência de uma disciplina de Didática e de Prática de Ensino em sua formação que os oriente neste fazer, torna-os ineficientes no momento da transmissão de conhecimentos. Essa dificuldade também é percebida pelo corpo discente, acarretando problemas na relação professor-aluno e conseqüentemente acarretando dificuldades na aprendizagem. Por isso justifica-se a presença dessa disciplina.

Conteúdo

  1. Conceitos de Educação;
  2. Fundamentos e Objetivos da Educação;
  3. LDB e o ensino superior.
  4. Visão antropológica, filosófica, cultural e social da educação;
  5. Teorias e práticas educacionais;
  6. A importância do ensino e da pesquisa;
  7. A carreira acadêmica: escolha ou vocação?
  8. Peculiaridades do ensino tecnológico - da engenharia;
  9. Estratégias de ensino.
  10. A avaliação;
  11. O papel do professor como orientador e formador;
  12. A relação professor-aluno;
  13. Conteúdos, competências e habilidades;
  14. A inovação na didática e na prática de ensino: quebra de paradigmas;
  15. Ensino à distância.

Forma de Avaliação

Seminários: aulas desenvolvidas e praticadas pelos alunos, avaliadas pelo professor e pelos colegas. Artigo: escrito durante o semestre, sobre tema a ser ind

Observação

Disciplina integrada ao PAE

Referências bibliográficas

  1. ANASTASIOU, L. G. C. & PESSATE, L. (ORGS). Processos de Ensinagem na Universidade – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile: UNIVILLE, 2003.
  2. CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. In Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, n.24, 2003, p.1-12.
  3. CONFERÊNCIA Mundial sobre o Ensino Superior (1998:Paris, França). Tendências da Educação Superior para o Século XXI - UNESCO/Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, 1998.
  4. CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: J. M. Editora, 1998.
  5. DANTAS, S. H. G. Ensino ou Educação em Engenharia? A formação didático-pedagógica dos Engenheiros Professores. Revista de Ensino de Engenharia, 1993. UNIFOR. Br.
  6. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  7. MASETTO, M. O professor na hora da verdade – a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp. 2010.
  8. MORIN, E. Complexidade e transdisciplinaridade – a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 2000.
  9. PIMENTA, S. G. e ANASTASIOU, L. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
  10. PIMENTA, S. G. e ALMEIDA, M. I. Pedagogia Universitária – caminhos para a formação de professores. S. Paulo: Cortez Editora, 2011.
  11. RODRIGUES, J. L. K. O professor do ensino superior, suas características e suas competências: Um profissional da educação. Tese de Doutorado. Doutorado em Educação: Currículo - Educação: Currículo, PUC-SP, São Paulo, 2005.
  12. SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. Edições Afrontamento. Porto. 1999.
  13. ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  14. Vídeos disponíveis na página da Pró-Reitoria (www.usp.br/prpg - Etapas de Preparação Pedagógica – Cadernos ou Vídeos de Pedagogia)
    • Vídeo no 1 - RUÉ, Joan. A Aprendizagem com autonomia: possibilidades e limites.
    • Vídeo no 2 - EZCURRA, Ana Maria. – Os estudantes recém-ingressados: democratização e responsabilidades das instituições universitárias.
    • Vídeo no 3 – SEVERINO – Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração.
    • Vídeo no 4 – KRASILCHIK, Myriam. Docência no ensino superior: tensões e mudanças.
    • Vídeo no 5 – MACHADO, Nilson José. Imagens do conhecimento e ação docente no ensino superior.
    • Vídeo no 6 – CUNHA, Maria Isabel da. O desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária.
    • Videoconferência no 7 – KENSKI, Vany Moreira. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias.
    • Vídeo no 8 – FORMOSINHO, João Oliveira. Dilemas e tensões da atuação da universidade frente à formação de profissionais de desenvolvimento humano.
    • Vídeo no 9 – RIOS, Terezinha Azeredo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica?
    • Vídeo no 10 – FRANCO, Maria Amélia Rosário Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos.
    • Vídeo no 11 – LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação.