PEM5105 - Corrosão e Oxidação
Docente Responsável
Prof. Dr. Celia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno
Carga Horária
Teórica |
Prática |
Estudos |
Duração |
Total |
Créditos |
4 h/sem |
0 h/sem |
8 h/sem |
15 semanas |
180 horas |
12 |
Ver no Janus
Área de concentração
97134 - Materiais Convencionais e Avançados
Objetivos
A disciplina “Corrosão e Oxidação” visa propiciar aos alunos de Pós-Graduação o conhecimento dos aspectos fundamentais da Corrosão em meio aquoso e da Oxidação em gases secos dos metais e ligas metálicas. Com esta finalidade, são abordados os fundamentos tanto termodinâmicos como cinéticos destes processos e descritas as principais formas de ataque e as técnicas de proteção existentes. As metodologias empregadas para a avaliação da resistência à corrosão e à oxidação dos materiais são também abordadas. Esta disciplina se destina a alunos que desenvolvem trabalhos de pós-graduação na área de corrosão/oxidação bem como em outras áreas (desenvolvimento de novos materiais, revestimentos, desenvolvimento de processos).
Justificativa
A corrosão e oxidação de materiais metálicas são fenômenos universais que ocorrem tanto na vida cotidiana como em todos os setores industriais, cada setor tendo seu grau de agressividade. Portanto, o conhecimento dos processos de corrosão/oxidação, mecanismos reacionais e fatores que os influenciam é de grande importância tanto para alunos envolvidos em desenvolvimento de materiais, como para futuros profissionais de setores industriais (utilidades públicas, transporte, produção…).
Conteúdo
- Corrosão: Fundamentos Termodinâmicos: Reações de oxi-redução. Sistema redox em equilíbrio, Dupla camada elétrica, Potencial de eletrodo, Densidade de corrente de troca, Diagrama de Pourbaix.
- Corrosão: Fundamentos cinéticos: Sistema redox fora de equilíbrio, Sobrepotencial de ativação, Sobrepotencial de concentração, Teoria de potencial misto, Passivação
- Corrosão: Formas de corrosão. Uniforme, Galvânica, por Pites e Frestas, Intergranular, por Concentração diferencial, Seletiva, sob tensão, Fragilização pelo Hidrogênio
- Corrosão: Proteção contra a corrosão: Proteção catódica e anódica, Inibidores, Revestimentos Metálicos, Inorgânicos não-metálicos e Orgânicos.
- Oxidação: Fundamentos termodinâmicos: Diagramas de Ellingham, Diagramas de Espécies sob forma de vapor, Diagramas de estabilidade bi-dimensional isoterma.
- Oxidação: Mecanismos de oxidação: Defeitos nos produtos de oxidação, Óxidos tipo-n e tipo-p, Leis cinéticas de oxidação.
- Oxidação: Oxidação de metais puros, Oxidação de ligas.
Forma de Avaliação
Referências bibliográficas
- A.R. Denaro. “Fundamentos de Eletroquímica”, Ed. Edgard Blucher, São Paulo, 1974.
- V. Gentil. “Corrosão”, Ed. LTC, 3a Ed. Rio de Janeiro, 1996.
- L.V. Ramanatham. “Corrosão e seu Controle”,Ed. Hemus, São Paulo.
- M.G. Fontana. “Corrosion Engineering”, Ed. MacGraw-Hill, 2nd Ed., 1978.
- L.L. Shreir. “Corrosion”, Ed. Newnes-Buterworths, London, 1976, 2v.
- J.M. West. “Electrodeposition and Corrosion Processes”, Ed. Van Nostrand Reinhold, 2nd Ed. London, 1971.
- M. Pourbaix. “Lições de Corrosão Eletroquímica”, Ed. CEBELCOR, Bruxelas, 3a Ed., 1978.
- Kubashewski and B.E. Hopkins. “Oxidation of Metals and Alloys”, Ed. Butterworths, London, 1953.
- N. Birks and G.H.Meier. “Introduction to High-Temperature Oxidation of Metals”. Ed. Edward Arnold, London, 1983.
- P. Kofstad. “High-Temperature Corrosion”, Ed. Elsevier Applied Science, London, 1988.