ambulance bed bolt briefcase calendar chain chevron-left chevron-right clock-o commenting-o commenting comments diamond envelope-o envelope facebook feed flask globe group heart-o heart heartbeat hospital-o instagram leaf magnify image/svg+xml map-marker medkit pdf phone quote-left quote-right skype star-o star tint trophy twitter user-md user whatsappyoutube

PEM5105 - Corrosão e Oxidação

Docente Responsável

Prof. Dr. Celia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno

Carga Horária

Teórica Prática Estudos Duração Total Créditos
4 h/sem 0 h/sem 8 h/sem 15 semanas 180 horas 12
Ver no Janus

Área de concentração

97134 - Materiais Convencionais e Avançados

Objetivos

A disciplina “Corrosão e Oxidação” visa propiciar aos alunos de Pós-Graduação o conhecimento dos aspectos fundamentais da Corrosão em meio aquoso e da Oxidação em gases secos dos metais e ligas metálicas. Com esta finalidade, são abordados os fundamentos tanto termodinâmicos como cinéticos destes processos e descritas as principais formas de ataque e as técnicas de proteção existentes. As metodologias empregadas para a avaliação da resistência à corrosão e à oxidação dos materiais são também abordadas. Esta disciplina se destina a alunos que desenvolvem trabalhos de pós-graduação na área de corrosão/oxidação bem como em outras áreas (desenvolvimento de novos materiais, revestimentos, desenvolvimento de processos).

Justificativa

A corrosão e oxidação de materiais metálicas são fenômenos universais que ocorrem tanto na vida cotidiana como em todos os setores industriais, cada setor tendo seu grau de agressividade. Portanto, o conhecimento dos processos de corrosão/oxidação, mecanismos reacionais e fatores que os influenciam é de grande importância tanto para alunos envolvidos em desenvolvimento de materiais, como para futuros profissionais de setores industriais (utilidades públicas, transporte, produção…).

Conteúdo

  1. Corrosão: Fundamentos Termodinâmicos: Reações de oxi-redução. Sistema redox em equilíbrio, Dupla camada elétrica, Potencial de eletrodo, Densidade de corrente de troca, Diagrama de Pourbaix.
  2. Corrosão: Fundamentos cinéticos: Sistema redox fora de equilíbrio, Sobrepotencial de ativação, Sobrepotencial de concentração, Teoria de potencial misto, Passivação
  3. Corrosão: Formas de corrosão. Uniforme, Galvânica, por Pites e Frestas, Intergranular, por Concentração diferencial, Seletiva, sob tensão, Fragilização pelo Hidrogênio
  4. Corrosão: Proteção contra a corrosão: Proteção catódica e anódica, Inibidores, Revestimentos Metálicos, Inorgânicos não-metálicos e Orgânicos.
  5. Oxidação: Fundamentos termodinâmicos: Diagramas de Ellingham, Diagramas de Espécies sob forma de vapor, Diagramas de estabilidade bi-dimensional isoterma.
  6. Oxidação: Mecanismos de oxidação: Defeitos nos produtos de oxidação, Óxidos tipo-n e tipo-p, Leis cinéticas de oxidação.
  7. Oxidação: Oxidação de metais puros, Oxidação de ligas.

Forma de Avaliação

Referências bibliográficas

  1. A.R. Denaro. “Fundamentos de Eletroquímica”, Ed. Edgard Blucher, São Paulo, 1974.
  2. V. Gentil. “Corrosão”, Ed. LTC, 3a Ed. Rio de Janeiro, 1996.
  3. L.V. Ramanatham. “Corrosão e seu Controle”,Ed. Hemus, São Paulo.
  4. M.G. Fontana. “Corrosion Engineering”, Ed. MacGraw-Hill, 2nd Ed., 1978.
  5. L.L. Shreir. “Corrosion”, Ed. Newnes-Buterworths, London, 1976, 2v.
  6. J.M. West. “Electrodeposition and Corrosion Processes”, Ed. Van Nostrand Reinhold, 2nd Ed. London, 1971.
  7. M. Pourbaix. “Lições de Corrosão Eletroquímica”, Ed. CEBELCOR, Bruxelas, 3a Ed., 1978.
  8. Kubashewski and B.E. Hopkins. “Oxidation of Metals and Alloys”, Ed. Butterworths, London, 1953.
  9. N. Birks and G.H.Meier. “Introduction to High-Temperature Oxidation of Metals”. Ed. Edward Arnold, London, 1983.
  10. P. Kofstad. “High-Temperature Corrosion”, Ed. Elsevier Applied Science, London, 1988.